sábado, 29 de outubro de 2011

O SORRISO DE MONA LISA. Resumo, Sinopse.

Não é um filme muito recente, é de 2003, dirigido por Mike Newell, escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. Tem no elenco além da linda e brilhante Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Ginnifer Goodwin. Muitas pessoas já devem tê-lo visto, mas ontem assisti esse filme, e fiquei bastante emocionado, assim sendo, resolvi postar essa sinopse, na verdade, resumo do filme, no blog.
O filme Sorriso de Mona Lisa, cujo título faz referência à famosa obra de Leonardo da Vinci, conta a história de uma professora de arte Katharine Watson (Julia Roberts) que empolgada com a possibilidade de lecionar num dos institutos de grande reputação nos Estados Unidos se depara com um universo de preceitos conservadores, absurdos ao olhar da professora Katharine, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Alguns aspectos relativos à questão da aprendizagem também são abordados no filme. Assim, na primeira aula, a professora se assusta com uma turma de alunas altamente preparadas para aula, constituída de garotas audaciosas e inteligentes. Um passo importante então realizado pela professora é a de conhecer as alunas através de suas fichas escolares. Outro ponto a se destacar foi o da postura da professora em trazer um material completamente novo para as alunas. Mostrando que através da arte elas poderiam ter a possibilidade de desenvolver um olhar mais sensível sobre o mundo.
Justamente, é nesse movimento que a questão da discussão sobre os papeis de gênero e a sensibilização do olhar sobre a vida, a partir das discussões sobra a arte, caminham em encontro. O filme se desenvolve no contexto de meados da década de 1950, na pós-segunda guerra mundial, momento nos Estados Unidos do inicio da discussão dos papeis de gênero na sociedade. Entretanto a escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, parece estar alheia a tais mudanças e prefere insistir numa educação voltada às melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos que apenas as prepare enquanto futuras esposas e donas de casa.
As relações das disputas e conflitos entre gêneros, revelados a partir da competição no mercado de trabalho, ganham acento no filme quando a idealista professora pretende promover uma educação que pretende mudar o modo como as alunas se percebem, inspirando-as a uma percepção que ultrapassa apenas a de donas do lar, mas enquanto seres humanos completos dotados de potenciais que merecem e devem ser explorados.
O filme tem duração de 125 minutos. Além de trazer importantes questões a respeito do processo de aprendizagem, reflexões sobre teoria da arte e discussões sobre a arte, retoma uma polêmica ainda atual nos dias de hoje, sobre o papel de gênero na sociedade, de uma forma que prende a atenção do espectador, através de uma boa trama e da construção de personagens fortes.

5 comentários:

  1. Parabéns pela sinopse, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  2. qual a ligaçao do titulo com o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza do que irei lê disser, Mas se consegui entender pelo menos um pouco deste filme, O nome sorriso da Mona Lisa dar-se pois o filme fala sobre a historia da arte, E o quadro de Leonardo Da Vince que é o quandro da Mona Lisa tem um grande valor para arte, para historia, para historia da arte e etc..., E com isso concluo minha resposta!

      Excluir