sábado, 29 de outubro de 2011

O SORRISO DE MONA LISA. Resumo, Sinopse.

Não é um filme muito recente, é de 2003, dirigido por Mike Newell, escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. Tem no elenco além da linda e brilhante Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Ginnifer Goodwin. Muitas pessoas já devem tê-lo visto, mas ontem assisti esse filme, e fiquei bastante emocionado, assim sendo, resolvi postar essa sinopse, na verdade, resumo do filme, no blog.
O filme Sorriso de Mona Lisa, cujo título faz referência à famosa obra de Leonardo da Vinci, conta a história de uma professora de arte Katharine Watson (Julia Roberts) que empolgada com a possibilidade de lecionar num dos institutos de grande reputação nos Estados Unidos se depara com um universo de preceitos conservadores, absurdos ao olhar da professora Katharine, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Alguns aspectos relativos à questão da aprendizagem também são abordados no filme. Assim, na primeira aula, a professora se assusta com uma turma de alunas altamente preparadas para aula, constituída de garotas audaciosas e inteligentes. Um passo importante então realizado pela professora é a de conhecer as alunas através de suas fichas escolares. Outro ponto a se destacar foi o da postura da professora em trazer um material completamente novo para as alunas. Mostrando que através da arte elas poderiam ter a possibilidade de desenvolver um olhar mais sensível sobre o mundo.
Justamente, é nesse movimento que a questão da discussão sobre os papeis de gênero e a sensibilização do olhar sobre a vida, a partir das discussões sobra a arte, caminham em encontro. O filme se desenvolve no contexto de meados da década de 1950, na pós-segunda guerra mundial, momento nos Estados Unidos do inicio da discussão dos papeis de gênero na sociedade. Entretanto a escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, parece estar alheia a tais mudanças e prefere insistir numa educação voltada às melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos que apenas as prepare enquanto futuras esposas e donas de casa.
As relações das disputas e conflitos entre gêneros, revelados a partir da competição no mercado de trabalho, ganham acento no filme quando a idealista professora pretende promover uma educação que pretende mudar o modo como as alunas se percebem, inspirando-as a uma percepção que ultrapassa apenas a de donas do lar, mas enquanto seres humanos completos dotados de potenciais que merecem e devem ser explorados.
O filme tem duração de 125 minutos. Além de trazer importantes questões a respeito do processo de aprendizagem, reflexões sobre teoria da arte e discussões sobre a arte, retoma uma polêmica ainda atual nos dias de hoje, sobre o papel de gênero na sociedade, de uma forma que prende a atenção do espectador, através de uma boa trama e da construção de personagens fortes.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Saga a partir de um livro.




A construção desse segundo livro acabou exigindo de mim uma incursão mais profunda nas paisagens e  questões que envolvem a trama principal, o nascimento e as perseguições ao qual está submetido um intrigante objeto conhecido como Livro dos Segredos.

Essa nova perspectiva que se apóia sobre A Batalha do Universo Inconsciente, e ao mesmo tempo a modifica procura ser original em diversos pontos, sem contudo, perder a universalidade.

Não posso negar que essa experiência toda me motiva em muitos aspectos num processo encantador que é o próprio processo de criação. A experiência de lançamento do primeiro livro me possibilitou um amadurecimento importante pra essas outras etapas. Sinto-me envolvido como um todo, como nunca antes pude me sentir com nada. Às vezes ouço palavras de incentivo, outras vezes de desestímulo, muitas vezes do último lugar onde imaginava encontrá-las. Acredito que ouvir não é importante, porque sempre ouvimos muitos "nãos". Aprender a trabalhá-los dentro de nós é ainda mais importante, transformando-os em alavancas. Mas não devemos nos enganar, o mérito de usar um "não" como ferramenta de crescimento nunca é de quem diz o "não", mas de nós mesmos.





sexta-feira, 3 de junho de 2011

Consequência do Livro "A Batalha do Universo Inconsciente".


Em breve o primeiro capítulo do segundo livro do escritor Gregório Borges (este que vos fala), um livro que nasce direta e indiretamente do primeiro, colocando numa nova perspectiva todos os acontecimentos narrados no primeiro livro.

Este segundo trabalho, que revela um intenso movimento de amadurecimento literário, se desenvolve a partir de uma nova busca, e, também, anterior aos fatos que ocorrem na história sobre Rudá. Trata-se de um trajeto de exploração a partir e em função da palavra. Uma história de um livro dentro de um livro. De um universo que se constrói acima de tudo para servir ótimos momentos de divagação ao leitor, de um retorno, percursso para fora e de direção introspectiva. Tem publicação prevista ainda para esse ano.

Até lá pretendo ir divulgando mais informações sobre os personagens, a história. Por enquanto, deixemos o gostoso clima do mistério colorir a penumbra da curiosidade.

Adquira o livro: A Batalha do Universo Inconsciente nas Livrarias Cultura de todo o país.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ode à Natureza!! A Ela!!

A natureza tem a sua própria música, seu espetáculo, sua arte. E ao tentar recriá-la muitos homens se perdem e avistam o doloroso muro da limitação das capacidades humanas. Tentar transgredir esses limites é, em parte, o que nos movimenta. Tudo o que acreditamos é apenas uma recriação desse mundo dentro de nós, é o sonho que desejamos acreditar. Pois que ao descobrir a natureza onírica da vida, o seu caráter de sonho, nos liberta para seguir sem medo o que realmente desejamos, aquilo em que acreditamos, e quanto mais fascinante forem os arroubos de nossas fantasias, mais fantástico será a vida, mais longe chegaremos, deixando para trás o mormaço da mediocridade, subindo aos céus montados em um sonho alado, abençoado pela flor mais linda e mais perfumada que já existiu e que existirá em todo o universo, a querida e nobre criatura cuja existência embeleza a própria vida.

 
....

É luz!
é um novo dia
é o mar bravio
perdoando a vida

é sonho,
os olhos que enxergam
em mundo cego
sempre a tatear

que seja,
seja a derradeira
pois da sua primeira
nunca vai lembrar

é noite
e a lua é cheia.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lista de beneficiados no congresso com o novo código florestal

Posted By: Leila Jinkings


To: Members in Contra o projeto de Novo Código Florestal

Proposta do Código Florestal beneficia 15 deputados e três senadores

Débito ambiental



Confira a lista de parlamentares defensores das alterações do Código Florestal que foram multados pelo Ibama:



Na Câmara



Augusto Coutinho (DEM-PE): uma notificação e dois autos de infração

Eduardo Gomes (PSDB-TO): dois autos de infração

Giovanni Queiroz (PDT-PA): dois autos de infração e uma notificação

Hélio Santos (PSDB-MA): um auto de infração

Iracema Portella (PP-PI): um auto de infração

Júnior Coimbra (PMDB-TO): dois autos de infração

Lira Maia (DEM-PA): um auto de infração

Márcio Bittar (PSDB-AC): um auto de infração

Marcos Medrado (PDT-BA): dois autos de infração

Moreira Mendes (PPS-RO): um auto de infração

Nelson Marchezelli (PTB-SP): um auto de infração

Paulo César Quartiero (DEM-RR): cinco autos de infração

Raul Lima (PP-RR): um auto de infração

Reinaldo Azambuja (PSDB-MS): um auto de infração

Sandro Mabel (PR-GO): um auto de infração e uma notificação



No Senado



Ivo Cassol (PP-RO): quatro autos de infração

Kátia Abreu (TO, recém-saída do DEM): um auto de infração

Renan Calheiros (PMDB-AL): um auto de infração

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/04/19/interna_politica,222577/proposta-do-codigo-florestal-beneficia-15-deputados-e-tres-senadores.shtml

quarta-feira, 9 de março de 2011

À Iemanjá e Iansã as minhas eternas reverências...




À Iemanjá e Iansã busco agradecer por todas as coisas boas que têm acontecido na minha vida. Todas as pessoas maravilhosas que venho conhecendo, e todas as confusões de que venho escapando. Sou filho teimoso e custoso, mas muito amoroso.


por: Luiz Carlos Pereira

"
Exu foi chamado ao reino de Olokun, senhor dos mares, para um trabalho que somente ele poderia realizar. Ao chegar à sala do trono ficou encantado ao conhecer Iemanjá, a filha do rei, que andava pelo salão a procura de uma jóia que tinha perdido. A beleza da moça era indescritível e Exu sentiu o ardor da paixão queimar-lhe o peito. Saiu determinado a cumprir a missão e voltar o quanto antes para pedir a mão da princesa. Nunca ele fora tão rápido no cumprimento de uma tarefa quanto naquela. Em dois dias estava de volta apresentando as provas do sucesso da empreitada. Olokun ficou contentíssimo e ofereceu ao rapaz grandes riquezas, mas este foi inflexível. A ele somente interessava casar-se com Iemanjá. O monarca ficou extremamente irritado com tamanha audácia e mandou que o colocassem para fora de seus domínios. Exu jurou vingança. Nunca ninguém o tinha tratado daquela forma e não engoliria a desfeita tão facilmente. Durante semanas nada mais fez a não ser arquitetar um plano para raptar a princesa. Certa manhã, Iemanjá com um imenso séqüito, passeava pelas areias da praia, quando um imenso buraco se abriu a seus pés e a tragou para seu interior. Foi tudo tão rápido que ninguém pode fazer nada. A fenda se fechou como se ali nada jamais houvesse acontecido. Os escravos desesperaram-se, como contar ao rei o sucedido? Certamente seriam mortos sem piedade. Não havia quem não conhecesse a fúria real. Pensando dessa forma todos fugiram e nunca mais apareceram para testemunhar o ocorrido. Enquanto isso nas profundezas da terra Exu desvelava-se em carinho e atenção para ganhar o amor de Iemanjá. Desesperado com o sumiço da filha o velho rei foi procurar um Babalaô que he contou exatamente o que tinha acontecido e o aconselhou a procurar por Iansã, jovem guerreira que nada temia e por sua rara beleza poderia granjear a simpatia de Exu. Iansã foi chamada e prontificou-se a buscar a jovem. Providenciou uma oferenda a Ifá, pedindo proteção e força e partiu para o resgate. Depois de muito andar sentiu sob os pés a quentura que denunciava a presença do seqüestrador. Brandiu sua espada no ar, chamando os raios de seu domínio, e enfiou-a na terra com toda a força. Uma cratera se formou e a guerreira foi descendo lentamente. Logo avistou a bela moça sentada a um canto chorando copiosamente, a seu lado Exu afagava-lhe os longos cabelos fazendo juras de amor eterno. - Vim buscar a princesa! - Seu tom de voz não deixava dúvidas, viera disposta a tudo. - Como ousa invadir meu reino e ainda por cima ditar-me ordens? - Exu gritava descontrolado - Minha princesa daqui não sai! - Apontou para os pés de Iansã e um circulo de fogo se formou em torno dela impedindo seu avanço. - Não discutirei com você, peço a intercessão de Orunmilá, para cumprir a missão para a qual fui incumbida! Raios começaram a se espalhar por todo o espaço, uma ventania muito forte envolveu o corpo de Iansã, que assim chegou perto da moça que a tudo assistia perplexa. O homem foi jogado contra uma parede atingido pela violência do vento. Um redemoinho as envolveu transportando-as para o reino de Olokun. O mar se abriu dando passagem para o pequeno tufão cavalgado por Iansã. Dos olhos do rei correram lágrimas de alegria e gratidão quando avistou em meio ao tormento o rosto da querida filha. Iemanjá e Iansã tornaram-se amigas pela eternidade. Exu ainda está no interior da terra, algumas vezes chora por uma e pragueja contra a outra. Hoje muitos terreiros cantam que em pleno mar havia duas ventarolas. É a essa história que se referem! "

Salve!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A piada continua e nos ensina...

O deputado mui bem eleito Tirica, figura intrigante que divide os pensadores: a crer que ele simboliza um ato político de protesto a figurar o que os representantes políticos simbolizam ao povo, ou, a crer que a fama dele nos seus apurados programas de comédia levou milhares de fãs a se lançarem pela primeira vez com paixão emocionante sob a máquina eleitoral e votar em alguém que desperta no coração sorriso, alegria e a façanha de ser nordestino e bem sucedido numa grande metrópole que tem medo de cultura e por isso alimenta a cultura do medo: São Paulo, e insiste em agredir diariamente seus imigrantes nacionais.

Pois bem, o grande Tirica figura fundamental dessa pilar reflexão agora irá integrar a comissão de educação e cultura. (logo ele que para assumir o cargo foi obrigado a produzir uma prova escrita para provar que não era analfabeto). Pois bem:

"O deputado federal Tiririca (PR-SP) vai integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A informação foi confirmada pelo líder do partido na Casa, Lincoln Portela (MG)."

Será uma grande piada desse magnânime comediante, ou ele nos ensina que as coisas ainda podem mudar e que ele é apenas um bom rapaz que conseguiu fama fazendo rir e que tem grandes intenções sociais por dentro. Fica o "inigma" , elemento crucial de uma verdadeira comédia. O maior de todos os tempos, o grande comediante! E mexe com o cara "que ele põe seus dente pra drento." Avanço ou retrocesso? Mudança.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aniversário!!!!



Aniversário é um dia interessante!!! Temos a sensação de ser um pouco mais amados do que nos outros dias. Mas talvez essa tradição seja importante, porque nós seres humanos temos o hábito de perceber as coisas que nos cercam por contraste. Daí daqueles pensamentos: "é preciso ser triste pra conhecer a felicidade", "é necessário conhecer a noite para saber do dia"... e daí por diante. De fato.

Se todos os dias nos desejassem parabéns e felicidades por estarmos vivos, com certeza nos habituaríamos. Por isso, torna-se esse dia tão agradável!!! Parabéns para mim!!! Hoje completo mais uma primavera!!! Que beleza!!! hehe...

Para aqueles que acreditam em astrologia, o ciclo do movimento que se materializou no dia do meu nascimento se completa. Não é todo dia que isso acontece. Tantos planetas, tantas estrelas e toda a arquitetura energética que se estabelecia no momento da geração da vida, da animação autônoma, do começo da jornada, o início do capítulo de uma vida, que já tinha seu prefácio sendo escrito na barriga da mãe!!!

É isso aí!! Vamos apagar umas velhinhas!!! hehe