terça-feira, 18 de maio de 2010

Um bom livro: "Aula de Geografia" de Manoel Fernandes

 

Muito bom o livro "Aula de Geografia" de Manoel Fernandes. Excelente para qualquer pessoa que pretenda ser um educador, ou mesmo que decida refletir sobre a educação, assim, também para todo aluno. Um livro encantador e divertido, tanto quanto revelador das contradições do processo de transmissão do saber.

  Durante o delicioso processo que é o desenvolvimento de uma monografia (mas nem sempre tão prazeroso), fui presenteado pelo meu mestre e orientador prof.: Gilberto Oliveira - um excelente mestre com quem tenho a honra de aprender e a sorte de ser aluno - com a sugestão de leitura de um livro muito interessante, tanto quanto divertido e essencialmente importante para qualquer educador, e também para todo aluno.

Um livro pequeno, escrito numa linguagem simples e poética, traz complexas temáticas e profundos questionamentos, retomando em muitos momentos Paulo Freire, revelando a "fúnebre" atmosfera da sala de aula hoje, e a necessidade de mudança desse quadro para o presente e futuro.

Destaque para a frase do autor: "(...) A imagem, entretanto, que se tem da aula, para muitos, é a imagem da morte."
- Para mim essa frase é quase uma revelaçao Freudiana da relação aluno-aula (cujo algoz se traduz na imagem do professor, em muitos casos, com muito direito).




Recomendo demais esse pequeno, breve e divertido livro, que com certeza promove uma concreta e densa reflexão.

Uma passagem tanto bela, quanto interessante da visão desse, creio não ser imprudente dizer, irreverente geógrafo, prof.: Manoel Fernandes:

"O mangue vive de um jeito diferente. Entre o rio e o mar ele se ocupa de ser um incestuoso estuário da vida que veio e da vida que passará. Em seu manancial confuso de argila absorvente, silte brincante, organismos em decomposição, o universo vivo de suas belas formas se recria incessantemente. Ambiente mágico e dialético, oposto ao desenho estético disciplinador, o mangue fechado sobre si mesmo, abre-se em seus mistérios para receber. Quem desejar compreendê-lo deve tentar penetrá-lo incansavelmente, abandonado a terra firme da certeza e a careza das fontes límpidas."

Demais, um Salve ao poeta!
Um Salve à concepção criadora da existência.

3 comentários:

  1. Onde consigo compra-lo?! (não acho)
    Minha profa de Geografia do cursinho também foi presenteada pelo professor dela,no caso, pelo próprio Manoel Fernandes e resolveu ler pra nos em sala.
    Fiquei encantada com os textos!
    E mais, achei eles a cara de uma amiga minha (estudante de Geografia) e gostaria muito de presentea-la com esse livro!
    Pode me ajudar? :)
    Agradecida,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Feh Mariano,

      É algo impressionante o fato de um livro tão bom ser tão difícil de encontrar. Em parte isso acontece em função da problemática de editoração e distribuição que em nosso país ainda precisa de muita coisa para se consolidar.

      Não sei onde é possível encontrar um exemplar novo. Mas, uma sugestão, nestes casos, sempre é procurar o autor, pois muitas vezes inserir um livro em uma livraria ou em uma rede de livrarias é um trabalho tão dificultoso que se torna um obstáculo ao escritor e ao público.

      É possível que o autor possua consigo um número de exemplares do seu livro, ou saiba em qual livraria é possível encontrá-lo, em geral uma livraria de um amigo, ou conhecido do autor, mesmo quando se trata de um professor renomado como o Prf.: Manoel Fernandes, e de um livro tão belo quanto é este, Aula de Geografia.

      Se te servir um usado mesmo, eu vi que tem um exemplar na Estante Virtual,
      http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=Aula+de+Geografia

      Desculpa não poder ajudar mais. Obrigado pelo comentário, sucesso em tua busca.
      Abraços, cordialmente.
      Gregório Borges.

      Excluir